Publicado em 30 de setembro de 2016 às 17:55

Número de passageiros que perturbam voos cresce gradualmente

De cada 10 transportadoras, 6 tiveram que desviar de rota nos últimos 12 meses por causa de algum passageiro antissocial

Se tem uma coisa que deixa os comissários de bordo de uma empresa aérea, em plena frequência, desconfiados é um viajante mau comportado.

E também não é para menos. De cada 10 companhias aéreas, 6 tiveram que desviar de rota nos últimos 12 meses por causa de algum viajante, digamos, inquieto.

Quem comprova a teoria é Associação Internacional de Transporte Aéreo.

A instituição divulgou, na última quarta-feira (28), um estudo onde mostra que o número de incidentes com passageiros indisciplinados a bordo de aeronaves comerciais aumentou em 2015.

Comissários de bordo se deparam com viajantes alcoolizados ou drogrados

No ano passado, foram relatados 10.854 incidentes, ou seja, um a cada 1.205 voos

”Comportamento indisciplinado é algo simplesmente inaceitável”, afirma Alexandre de Juniac, diretor-geral da associação. E continuou: ”O comportamento antissocial de uma pequena minoria de passageiros pode ter consequências desagradáveis para a segurança e o conforto de todos a bordo. O aumento do número de incidentes mostra que ações de dissuasão mais eficientes são necessárias.”

Foram mais de 10.850 incidentes relatados para IATA pelas organizações no ano passado em todo o mundo. Isso equivale a um registro para cada 1.205 voos, contra 9.316 incidentes relatados em 2014 ou um incidente para cada 1.282 voos, de acordo com averiguação.

Principais causas

Abuso verbal, mau comportamento e recusa em seguir as instruções obrigatórias da tripulação são as circunstâncias mais comuns. Dos relatos, 11% indicaram agressão física para com os outros passageiros ou tripulação ou danos ao veículo. Já o uso de álcool ou drogas foi relatado em 23% dos casos, no entanto, na maioria das situações, estes foram consumidos antes do embarque.