Publicado em 16 de setembro de 2014 às 16:50

Com bombeiros treinados, 20 aeroportos estão livres de restrições operacionais

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

Programa da SAC (Secretaria de Aviação Civil) capacitou 800 bombeiros para atuação em aerodromos regionais. Graças à iniciativa, 20 aeroportos não estão mais sujeitos a restrições operacionais.

Segundo levantamento realizado no fim de 2012 pela Secretaria, até o fim de 2015 os aeroportos precisariam de 1,1 mil bombeiros. Graças ao Treinar, dos 115 locais que precisavam desse reforço, 84 já foram atendidos, preenchendo 72,7% do déficit.

A ausência dos bombeiros poderia levar ao impedimento da operação de voos em aeronaves de determinados portes. Em casos mais sérios, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) poderia até sugerir o fechamento dos terminais.

“Esses profissionais precisam estar habilitados como bombeiro de aeródromo, e a preparação para atuarem em emergências aeronáuticas e aeroportuárias é primordial para manter os níveis adequados de segurança nas operações dos aeroportos brasileiros”, afirma Isabella Mello, coordenadora do programa de capacitação da SAC.

Os membros da seção contraincêndio têm entre suas responsabilidades a prevenção e o combate de incêndios, além do salvamento de possíveis vítimas.

No ano de 2013 foram treinados 386 bombeiros e 66 gestores de Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aerodromos Civis). Até junho desse ano 348 bombeiros receberam formação, e no segundo semestre a previsão é de que abram três turmas para o treinamento desses profissionais e outras três para a capacitação de gestores.

Os treinamentos são parte do programa de aviação regional da SAC, que já entregou 35 caminhões de combate à incêndio em 23 aeroportos regionais e vem investindo também na infraestrutura dos terminais.