Publicado em 16 de setembro de 2014 às 17:44

Anac orienta passageiros da Air France sobre a greve de pilotos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um comunicado com recomendações aos passageiros que forem afetados pela paralisação dos pilotos da Air France. A paralisação começou nesta segunda-feira (15/09) e a previsão é de que dure uma semana. Parte dos voos entre Brasil e França operados pela Air France foram cancelados.

A Anac recomenda que os passageiros entrem em contato com a companhia para uma possível remarcação de seus bilhetes aéreos casos seus voos sejam afetados pela greve. O número da central de atendimento da AIr France é 0800 888 7000.

A resolução nº. 141/2010 da Anac determina que, em casos de atraso ou cancelamento de voo, o passageiro que comparecer para o embarque tem direito a receber assistência material gratuita da companhia: facilidades de comunicação, tais como ligação telefônica e acesso a internet, para atraso de mais de uma hora; alimentação, a partir de duas horas; acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem para atraso superior a quatro horas. A resolução deve ser cumprida por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.

Para os passageiros que se sentirem prejudicados ou tiverem seus direitos desrespeitados, a Anac orienta revindicar seus direitos do consumidor primeiramente junto a companhia contratada. Caso a empresa não resolva o problema, o passageiro deve encaminhar a demanda à Anac, pela internet ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).