Publicado em 16 de setembro de 2014 às 16:28

Ministério da Saúde simula a chegada de um passageiro com ebola em Guarulhos

O Ministério da Saúde realiza hoje (16/09) a segunda simulação de chegada de um paciente com sintomas do ebola no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O objetivo é colocar em prática os procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde em caso real da doença. Junto com o Galeão, no Rio de Janeiro, onde foi realizada a primeira simulação, o Aeroporto de Guarulhos é a principal porta de entrada de voos internacionais no Brasil.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a possibilidade de um viajante infectado com ebola chegar ao Brasil é baixa, mas mesmo assim a simulação é importante para capacitar os profissionais de saúde e para testar a efetividade do planejamento.

Ser infectado pelo vírus do ebola em viagens aéreas é pouco provável: “Mesmo não tendo cura, comprovadamente o ebola é transmitido por sangue, vômito, suor, entre outros fluídos do corpo, mas nunca pelo ar”, explica Barbosa.

A partir da chegada, o avião para em uma área remota, o passageiro desce por um local especialmente designado para esses casos, sem passar pelo sistema normal de desembarque. A seguir, o “paciente” com suspeita da doença será encaminhado para o Hospital Emílo Ribas. A simulação não causará transtornos aos outros passageiros que estiverem em Guarulhos nesta terça-feira.