Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 15:02

10 aeroportos mais assustadores do mundo

Veja pistas de pousos e decolagens na Europa, na Ásia, no Caribe e no Brasil que vão testar seus batimentos cardíacos

Para dar inicio às sonhadas férias, muitas vezes, é necessário embarcar em uma frequência.

Voar, para a maioria dos viajantes, é uma experiência divertida ou luxuosa, mas para outros é motivo de medo, insegurança e, principalmente, autocontrole.

Embora o avião seja um dos transportes mais seguro que exista, muitos costumam suar frio antes de alguma decolagem ou aterrissagem – o que não deixa de ser normal.

Já está mais que provado que nem todos os campos de aviação do mundo dispõem de área de lazer, eficiência, limpeza e outros fatores, certo? Agora imagine se o aeródromo não possui uma pista de voo regular, seja pelo seu tamanho, pela sua localização ou pelos obstáculos naturais?

Não é que a lista signifique que estes terminais sejam realmente os mais arriscados, mas olhar para baixo e avistar esses aeroportos está longe de ser das coisas mais atrativas de se fazer. Ficou curioso? Confira a lista dos 10 mais assustadores do mundo:

Aeroporto Princesa Juliana, Antilhas Holandesas

1Esse aeroporto pode ser considerado um dos mais assustadores, já que ele é extremamente próximo da beira da praia Maho, em São Martino, e tem uma pista curta. Os aviões chegam a passar de 10 até 20 metros acima da cabeça as pessoas que estão por ali.

Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Ilha de Saba, Caraíbas

2O Aeroporto Juancho está cercado por altas montanhas e por penhascos que desbocam no mar. Além disso, a pista é relativamente curta, o que cria um risco maior para pousos e decolagens. Alguns profissionais o consideram como o mais perigoso do mundo.

Aeroporto da Madeira, Ilha da Madeira, Portugal

3Mais um aeroporto com pista curta, cercado pelo oceano de um lado e por altas montanhas de outro. Além disso, o campo de aviação Madeira está localizado em um local onde as fortes rajadas de vento são constantes, aumentando o risco e turbulência e tornando os voos instáveis.

Aeroporto Tenzing-Hillary, no Nepal

4Esse aeroporto está situado no ponto mais alto de uma montanha de 2,8 mil metros e com uma pista de apenas 460 metros de extensão (um décimo do comprimento de uma pista padrão). Para complicar ainda mais, dispositivos de radar ou de navegação não funcionam aqui.

Aeroporto Courchevel, França

5Pense em um aeroporto que fica próximo a uma área de esqui nos Alpes franceses. Bom, esse é o Courchevel. A pista não tem procedimentos de aproximação, o que torna pousos impossíveis quando existe nevoeiro ou nuvens baixas. Contudo, somente pilotos certificados podem aterrissar no local.

Aeroporto da Barra, Escócia

6Esta ilha escocesa tem o único aeroporto do mundo com voos regulares onde os aviões pousam em uma praia. Isso quer dizer que os horários de voo variam de acordo com a maré, já que quando ela está alta, as pistas podem acabar no fundo do mar.

Sea Ice Runway, Antártica

7Essa pista só existe até o início de Dezembro, pois após disso o gelo começa a derreter voltando a tomar forma de mar. De acordo com os pilotos, a superfície do Sea Ice Runway é bem estável, e a sensação é de estar pousando no concreto.

Aeroporto de Gibraltar

8Já pensou estar no seu carro dirigindo pela cidade e de repente um avião aparecer? Isso acontece em Gibraltar. A principal pista de pouso passa pela rua principal da região. Veículos tem que parar para esperar as aeronaves decolarem ou aterrissarem.

Aeroporto Internacional de Toncontín, Honduras

9Este é considerado como sendo o segundo aeroporto mais perigoso do mundo. A pista está localizada em um vale cercado por montanhas e só há uma pista de entrada e uma de saída para os aviões.

Aeroporto Congonhas, São Paulo

aero-congonhasTem Brasil na lista! O Aeroporto de Congonhas fica bem no meio da maior cidade brasileira. Tendo sido inaugurado em 1936, os projetistas do campo de aviação não imaginavam que São Paulo teria um crescimento e desenvolvimento tão grande. A pista de pouso é curta para os padrões atuais, fazendo com que as aeronaves se aproximem de prédios e casas na região. *Informações: “Nômades Digitais”.