Publicado em 17 de abril de 2015 às 16:01

O que é preciso para alugar um carro nos 5 países mais visitados por brasileiros

Uma viagem ao exterior sempre pode ser aproveitada de inúmeras maneiras. Uma delas é alugando um carro e explorando o que o país tem no seu interior. Ou mesmo a cidade. Com um carro em mãos há mais independência de locomoção e mais oportunidades de locais a serem visitados. Mas sempre há dúvidas de quais documentos são válidos e quais regras mudam em cada país. Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nos 5 países que mais costumam receber turistas brasileiros.

Estados Unidos

Os EUA são o destino mais procurado pelos brasileiros há um bom tempo. Primeiramente é importante saber que lá é necessário ter na CNH (válida por pelo menos um ano), passaporte e a Permissão Internacional para Dirigir para dirigir nas vias norte-americanas, recomenda a embaixada dos EUA. Depois, é necessário ter idade igual ou superior a 21 anos.

O site Viagem Digital aconselha os turista a verificar as leis estaduais sobre alugueis de carros, já que em alguns deles há exigências sobre a contratação de seguros específicos. Ainda sobre a independência das leis estaduais, fique atento aos limites de velocidade de cada estado, principalmente se estiver dirigindo próximo à fronteira. Porém, em geral são:

Zonas Urbanas: 40 km /h
Rodovias secundárias: 90 – 100 km /h
Auto-estradas: 112 km/h

Argentina

Em terras hermanas, para alugar um veículo é preciso ter um documento de identidade válido (RG ou passaporte), no mínimo 21 anos e possuir CNH brasileira para conduzir. Outro documento importante é o Seguro Carta Verde, que pode ser adquirido no Banco do Brasil ou em seguradoras. Quem tem menos de 25 anos está sujeito a pagar a chamada taxa de “condutor jovem”.

Algumas regras brasileiras são diferentes das argentinas e, por isso, é importante verificas suas leis. Um exemplo é a obrigatoriedade de carregar dois triângulos de sinalização, diferentemente do que a legislação brasileira pede. Atenção: sempre ande com a o farol baixo e com um cabo de aço para reboque.

Zonas Urbanas: 60 km /h
Rodovias secundárias: 80 km /h
Auto-estradas: 120 km/h

França

No território francês não é permitido que menores que 21 anos aluguem carros. Contudo, pessoas com idade entre 21 e 24 costumam pagar mais pelo seguro, informa o site Aluguel de Carros na Europa.

Uma boa notícia é que a CNH brasileira é válida na França, desde que esteja acompanhada de uma tradução juramentada. Por isso, é aconselhável ter em mãos a Permissão Internacional para Dirigir, que pode ser emitida no DETRAN de seu estado.

130 km/h em estradas pedagiadas
110 km/h em auto-estradas sem pedágios
90 km/h em estradas comuns
60 km/h ou menos nas cidades

Chile

Como a maioria dos países, no Chile é necessário ter 21 anos para conduzir um veículo e por lá existe, também, a taxa de “condutor jovem” aos menores de 25 anos. A CNH brasileira é válida em território chileno por 90 dias, sendo desnecessário a Permissão Internacional para Dirigir durante esse período – se for maior que o intervalo, a PID é necessária.

As estradas do Chile – a maioria delas – estão munidas do pedágio eletrônico denominado Televía, ou simplesmente “tag”. O valor é diário e o carro deve estar equipado com o dispositivo do pedágio.

Zonas Urbanas: 50 km /h
Rodovias secundárias: 100 km /h
Auto-estradas: 120km/h

Inglaterra

Assim como a maioria dos países europeu, a Inglaterra também só autoriza o aluguel de carros por maiores de 21 anos e as empresas de aluguel também costumam cobrar mais caro de clientes da faixa entre 21 e 24 anos.

A Inglaterra aceita a CNH brasileira, com a presença do passaporte. Porém, é importante se dirigir ao DETRAN de seu estado e emitir a Permissão Internacional para Dirigir para tê-la em mãos caso seja necessário. Lembre-se: na Inglaterra dirige-se pelo lado esquerdo e ultrapassa-se pelo direito!

Zonas Urbanas: 48 km /h
Rodovias secundárias: 96 km /h
Auto-estradas: 112 km/h

Dicas gerais

Não importa qual o seu destino, é importante reservar com antecedência o veículo que será utilizado durante a viagem. Realizar o processo aqui no Brasil evita custos surpresas. Você pode consultar aqui qual locadora pode oferecer a melhor opção para você.

Também é importante se certificar que o carro alugado venha com GPS. Se não vier, baixe um aplicativo para seu smarthphone ou então compre um aparelho simples, que consiga sanar o problema durante o período.

Quando for devolver o veículo, certifique-se de que o tanque está cheio e não se atrase.