Publicado em 20 de abril de 2015 às 15:23

Como levar remédios em uma viagem internacional

Na hora de arrumar as malas sempre estamos acostumados a fazer a caixinha de remédios. Mas e numa viagem internacional? Pela necessidade de atravessar fronteiras, é necessário ficar atento às regras do país visitado. Veja, aqui, algumas dicas de como proceder

1. Consulte as embaixadas e consulados do(s) país(es) de destino sobre quais medicamentos podem ou não ser transportados em bagagem de mão.

2. Em caso de doença crônica, carregue um laudo que justifique o uso contínuo do medicamento

3. Leve uma tradução, em inglês, da prescrição médica do medicamento, com o número de caixas ou cartelas levadas – pode ocorrer da fiscalização sanitária barrá-lo.

4. É aconselhável que esteja, na prescrição, o nome genérico do remédio.

5. Leve a quantidade suficiente de remédios que você vai utilizar durante a viagem e, se possível, uma sobrinha como prevenção.

6. Medicamentos como colírios e soros fisiológicos para lentes de contato podem ser transportados sem prescrição médica – desde que não excedam 100mL.

7. Remédios líquidos podem ser transportados em bagagem de mão ou mesmo na mala comum em quantidades superiores a 100mL caso for indispensável ao passageiro por questões de saúde. Os medicamentos devem ser apresentados ao agente de segurança e devem estar acompanhados da prescrição médica.