Publicado em 25 de abril de 2014 às 15:35

Programa Viaja Mais Melhor Idade oferece descontos em pacotes de viagem e hospedagem

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 12,1% da população brasileira. Segundo o relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, esse número deve chegar a 65 milhões em 2050. Por essa razão, esse público está na mira de diversos segmentos da economia, inclusive do turismo.

Em 2007, o governo relançou o programa Viaja Mais Melhor Idade, que oferece, durante a baixa temporada, pacotes de viagens para cidades do Brasil e do exterior com descontos, a partir de 20%,  para pessoas acima de 60 anos, aposentados e pensionistas e também para o acompanhante do turista beneficiário. Além disso, o programa também concede uma linha de crédito, possibilitando que os custos da viagem sejam pagos em até 48 meses.

Na primeira fase do programa, era possível comprar apenas os pacotes de viagem, que às vezes incluíam diárias extras, passeios gratuitos, e outros serviços; agora, já é possível adquirir também diárias de hotéis, pousadas e albergues diretamente com os meios de hospedagem, também com preços mais atraentes.

Por enquanto, as associações que assinaram o acordo para essa segunda fase são: Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ- Hosteling Internacional) e Sindicato Das Empresas de Turismo do Estado do Maranhão (Sindetur/MA).

Segundo o Ministério do Turismo, de setembro de 2007 a dezembro de 2010, 599 mil pacotes foram vendidos. Os destinos mais procurados foram: Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).