Publicado em 12 de agosto de 2015 às 15:28

Isenção de visto para norte-americanos ganha apoio para operar nas Olimpíadas de 2016

Proposta do ministro do Turismo prevê isenção entre janeiro e outubro do próximo ano

A proposta do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, de isenção de visto para entrada no Brasil de cidadãos dos Estado Unidos no próximo ano ganhou apoio. A isenção entre janeiro e outubro de 2016 será incluída na medida provisória que altera a Lei do Ato Olímpico. A proposta ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional.

O diretor-executivo da Polícia Federal, Rogério Galloro e o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em reunião com o ministro do Turismo, afirmaram que a segurança das Olimpíadas está preparada para a “liberação da entrada em caráter excepcional no país de cidadãos dos Estados Unidos”.

Segundo a proposta, os visitantes estadunidenses isentos do visto poderão permanecer no Brasil por no máximo 90 dias. De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, a medida pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira.

Durante a Copa do Mundo de 2014, foi feita experiência parecida. O visto foi flexibilizado para viajantes com ingressos para o mundial.