Publicado em 20 de junho de 2016 às 15:01

Megaprojeto pretende ligar Londres a Nova York

Se sair do papel, proposta “Trans-Eurasian Belt Development" (TEPR) terá 20.147 quilômetros de extensão

Já imaginou uma rodovia que liga Londres, no Reino Unido, a Nova York, nos Estados Unidos? Não? Pois bem, ela tem grandes chances de existir.

O presidente da empresa Russian Railways, ladimir Yakunin, teve essa enorme ideia e apresentou o projeto “Trans-Eurasian Belt Development” (TEPR).

Caso a via saia do papel, terá cerca de 20.147 quilômetros de extensão, ganhando o título de pista mais longa do mundo.

Entretanto, o maior problema para construir a estrada é, claro, a sua distância e também os obstáculos pelo caminho: as águas dos oceanos. A proposta tem como principal objetivo atravessar a América do Norte, passar pela Ásia e só depois chegar à Europa.

Em termos de engenharia, o bicho iria pegar no momento em que a rodovia chegasse no Alasca. Para fazer as ligações, seriam necessário construir 836 quilômetros de estradas só no estado, pois no território não há quase via para ser aproveitada e, pior, é um local de muitas montanhas.

A aventura não termina por aí, já que chegando na Rússia há mais 9.977 quilômetros de estrada pela frente. Nesse trajeto, a Trans-Eurasian Belt Development passaria por diversas cidades do país, incluindo Moscou.

O contratempo seria ligar o Alasca com o maior país do mundo – por meio de uma ponte ou túnel. Uma ponte seria mais barata e teoricamente mais fácil de fazer, embora a palavra “fácil” não figure neste esboço: visto que a ponte teria 88,5 quilômetros de extensão, e levaria uma hora para ser atravessada.

Próximo do destino final, o percurso continuaria pela Europa, que soma mais 2.414 quilômetros. Atravessaria Belarus, Polônia, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, chegando à Londres, Inglaterra. Dando o total de 20.147 quilômetros, muito combustível, paisagens variadas e exuberantes.

O investimento, que gastaria alguns trilhões de dólares, é muito alto, mas uma vantagem pode ajudar na sua elaboração: o interesse dos países europeus, uma vez que os mesmos acreditam que terão um grande lucro a médio e longo prazo.

No vídeo abaixo você poderá ter uma noção de como seria esse mega, maluco e promissor investimento. Confira: