Publicado em 18 de março de 2014 às 10:43

Governo restringirá voos em horários de jogos nas cidades-sedes da Copa

O Governo anunciou recentemente que pousos e decolagens em dias de jogo nas áreas próximas aos estádios serão cancelados ou alterados. De acordo com as normas elaboradas pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), aeroportos a menos de 7,2 km de distância dos estádios estão incluídos numa área de restrição aérea. Nesses dias, o período de cancelamento de voos pode variar de quatro até sete horas, com regras variando de um aeroporto a outro.

As cidades mais afetadas devem ser Rio de Janeiro, Cuiabá, Fortaleza e Manaus. As operações logísticas poderão ficar bastante complicadas quando a mudança de aeroporto requerer o deslocamento para outra cidade. A opção para os voos operados em Manaus, por exemplo, seria o aeroporto de Belém. Já o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deverá sofrer uma interrupção de sete horas no dia de encerramento da Copa. E, até agora, foi decidido que em São Paulo o aeroporto que terá voos adaptados será o Campo de Marte, pois as aeronaves passariam sobre o estádio.

Apesar disso, de acordo com informações da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), tais medidas de restrição não afetarão os principais aeroportos brasileiros: Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ).

Calcula-se que mais de 800 voos deverão ser readaptados por conta de tais regras restritivas, que foram inspiradas nas medidas  já usadas durante outros grandes eventos brasileiros, como Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. Este número, diluído entre 12 de junho e 13 de julho,  representa aproximadamente 20 voos alterados por dia, sendo que um dia normal de operações realiza cerca de três mil voos.

Em entrevista ao portal O Globo, Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as companhias aéreas deverão começar a avisar seus clientes esta semana. Os passageiros serão informados se há alteração nos horários de pouso ou decolagem, ou ainda do aeroporto utilizado.

A razão para restrição dos voos é a segurança dos torcedores e de figuras públicas, visto que eventos deste porte estão naturalmente mais suscetíveis a ataques terroristas e mesmo acidentes de várias natureza.