Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 15:56

Mais de 400 mil passageiros viajam pelos aeroportos paulistas no Carnaval

Pelo menos 430 mil pessoas devem passar pelos aeroportos paulistas entre hoje (28) e a próxima quarta-feira (5). Somente Congonhas, na capital paulista, deve receber 268,8 mil pessoas, segundo a estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No ano passado, o movimento no período reuniu 216,2 mil pessoas.

De acordo com a Infraero, o pico da movimentação ocorre hoje (28), quando são esperadas 59,3 mil pessoas, cerca de 10 mil pessoas a mais que em dias comuns. Em todo o país, são esperados 3,1 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa.

Nos outros aeroportos paulistas, a expectativa é também de movimento intenso. Viracopos, na cidade de Campinas, espera um público em torno de 160 mil no período do carnaval. Isso significa um crescimento de 10% por dia no fluxo de passageiros. Os picos devem ocorrer hoje e no retorno, na próxima quarta-feira.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que foi concedido à inciativa privada em novembro de 2012, não fez uma projeção sobre o número de passageiros que passarão pelos terminais. O aeroporto, que tem a maior movimentação da América Latina, registra normalmente cerca de 900 voos diários. Em 2013, Cumbica recebeu cerca de 36 milhões de passageiros.

A assessoria de imprensa de Cumbica informou que o terminal terá operação especial para o carnaval, com reforço na equipe. No total, 360 funcionários vão atender ao aumento na demanda. “Estarão distribuídos em pontos estratégicos dos terminais, como o saguão do aeroporto, as áreas de check-in, raios X, imigração e esteiras de restituição de bagagem”, informa a concessionária.

Desde a última quarta-feira (26), passageiros vêm enfrentando problemas em Cumbica. Uma queda de energia deixou, na quarta-feira, os sistemas de Cumbica sem operar durante 20 minutos. Um voo precisou ser transferido para outro aeroporto e pelo menos 12 registraram atraso. Na madrugada de hoje, 15 voos partiram com atraso e quatro foram cancelados por causa do tráfego aéreo intenso, provocado pelo mau tempo.

Fonte: Agência Brasil