Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 17:33

Voos domésticos atingiram 92,5% de pontualidade no fim de ano

Entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro, os voos domésticos registraram 92,5% de pontualidade, segundo dados preliminares do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA)

Seguindo o parâmetro oficial da Agência Nacional de Aviação Civil, são considerados pontuais os voos que saem até 30 minutos depois do horário programado.

A porcentagem observada é próxima à registrada no período da Copa do Mundo, em que a pontualidade esteve por volta de 92%.

Segundo Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, “Herdamos do trabalho colaborativo da Copa uma operação aérea mais agilizada no fim de ano, que ajudou a evitar problemas e a solucionar situações adversas”.

Algumas das ações que contribuíram com o bom desempenho das companhias aéreas foram as seguintes: criação de oito mil voos extras durante a temporada, presença de aviões reserva, antecipação da manutenção das aeronaves e remanejamento de funcionários para aeroportos com maior demanda.

A Abear também destacou que esse valor foi alcançado mesmo com as fortes chuvas nas regiões sudeste e centro-oeste do país. Foi citado como exemplo o dia 23 de dezembro, em que os temporais, que atingiram São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, levaram ao fechamento dos aeroportos de Guarulhos, Santos Dummont e Juscelino Kubitschek. Nesta data os atrasos, considerando os principais aeroportos do brasil, foram de, aproximadamente, 30%.