Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 12:28

Empresas aéreas alertam passageiros sobre Zika vírus em voos

Diante da grande explosão de casos de Zika nos países do Mercosul, as companhias aéreas passaram agora a alertar os seus passageiros sobre os cuidados necessários em relação ao vírus. Já que, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a microcefalia como emergência mundial.

De acordo com as informações do jornal ‘O Estado de São Paulo’, a Gol emitiu um comunicado no qual informou que avisos sonoros estão sendo emitidos aos viajantes antes da decolagem dos voos.

“Autoridades de saúde estão em constante ação de combate ao mosquito que transmite Zika, Dengue e Chikungunya. Como medida de prevenção, recomenda-se o uso de repelentes e, se possível, a utilização de roupas leves que protejam a maior parte do corpo”, diz um trecho da nota.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Air France também adotou a atitude, porém o aviso só é dado para destinos que são afetados pela doença. A TAM está fazendo um outro caminho, ao invés de informações em voos, a mesma está divulgando mensagens em seu site e orientando funcionários sobre como evitar a contaminação, combater o mosquito e monitorar os sintomas.

Por outro lado, a Azul, Avianca, KML e American Airlines alegaram que, por enquanto, não vão disponibilizar esses alertas em seus voos. Há pouco dias, algumas empresas aéreas regulares relataram que gestantes teriam facilidade na troca de passagens para localidades que estão sendo afetadas pelo vírus ou até reembolso integral da tarifa.

Em todos esses casos, o uso de repelente será incentivado e panfletos com informes sobre a prevenção serão distribuídos nos desembarques.