Publicado em 1 de setembro de 2016 às 15:29

Delta Air Lines lança aplicativo que auxilia pilotos a evitarem turbulências

Segundo Weather Accident Prevention Project, as agitações custam até US$100 milhões às companhias aéreas anualmente

Leve ou de grande impacto, passar por uma turbulência durante um voo não é nada agradável. Até porque já está mais que comprovado que a inquietação pode provocar grandes estragos tanto dentro como fora da aeronave – veja aqui.

Pensando em evitar este tipo de contratempo, a Delta Air Lines divulgou uma ferramenta que oferece gráficos de turbulências e previsões em tempo real na cabine de comando, o Flight Weather Viewer.

O aplicativo permite que os pilotos conectem seu plano de voo e visualizem aonde a agitação está e como ela será em encontrada em um mapa colorido 3D e escala de 0-100. Em outras palavras, os condutores podem saber onde é preciso fazer algum desvio na rota para evitar incidentes.

Ferramenta auxilia pilotos a visualizarem e evitarem turbulências

Ferramenta auxilia pilotos a visualizarem e evitarem turbulências

O sistema da plataforma usa algoritmos especiais e sensores que foram instalados em mais de 300 aeronaves da transportadora. Os relatórios gerados pelo aplicativo são enviados em tempo real para os pilotos, por meio de tablets.

E, ao que tudo indica, a novidade tem surgido efeito. “As previsões são exatas, os relatórios são objetivos e indicam condições reais, e a funcionalidade do aplicativo torna o acesso às informações muito mais fácil”, declarou Jason Rice, co-piloto da Delta.

A diferença entre o aplicativo da Delta e tecnologias similares é que os dados são personalizados por tipo de aeronave, pois, cada uma delas é afetada de uma maneira diferente / Divulgação

Diferença entre aplicativo e outras tecnologias é que os dados são personalizados por tipo de aeronave, pois, cada uma delas é afetada de maneira diferente / Divulgação

Apesar de não serem letais, um estudo a Weather Accident Prevention Project, na Nasa, mostrou que as temidas turbulências custam aproximadamente US$100 milhões às companhias aéreas todos os anos.