Publicado em 8 de maio de 2014 às 15:53

Novo terminal de Guarulhos será inaugurado no próximo domingo

No domingo (11) o Terminal 3 de Guarulhos abrirá e receberá o primeiro voo, vindo de Lisboa. O novo terminal comporta receber 12 milhões de passageiros ao ano e será utilizado para voos internacionais. No ano passado 32 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto, número maior do que os 25 milhões que Guarulhos tem capacidade de receber com conforto.

O novo prédio está pronto, porém ainda estão acontecendo algumas obras internas referentes a lojas que ali funcionarão. O terminal de ônibus do novo terminal está sendo finalizado e deve ficar pronto até o início da Copa do Mundo. Uma esteira ligará o Terminal 2 ao novo Terminal. Apenas 50% da capacidade da pista do aeroporto de Guarulhos está sendo utilizada atualmente, desse modo não houve necessidade de construir uma nova. O estacionamento que dá acesso ao Terminal 3 está pronto desde Maio de 2013.

No total 24 companhias aéreas irão operar na nova ala, porém apenas 3 delas (TAP, Lufthansa e Swiss) estarão instaladas no início. Até a Copa mais cinco companhias estarão funcionando no Terminal 3: United, Air China, Turkish, South African Airways e Singapore. Segundo a GRU Airport, estas oito empresas juntas representam 25% dos voos internacionais de Guarulhos.

Em Setembro todas as obras estarão concluídas e então a TAM e a American Airlines, companhias que mais fazem voos internacionais, irão se instalar no novo Terminal. Neste momento o Terminal 3 estará recebendo 80% do total de voos internacionais de Cumbica.

O Terminal será inaugurado sem alguns dos serviços previstos, como sistema eletrônico e despacho de bagagens e sem os dois hotéis prometidos. Um dos hotéis será aberto em 2015 e o outro somente em 2016. A GRU Airport, porém, garante que os equipamentos atenderão com eficiência e qualidade os passageiros.