Publicado em 13 de outubro de 2016 às 16:38

Veja o significado por trás das cores dos passaportes

Conheça as cores existentes e entenda os significados político, econômico e social dos documentos

Você, por um acaso, sabe por que o seu passaporte, e de todos os cidadãos brasileiros, é azul? Enquanto o da União Europeia, por exemplo, é vermelho?

Alguns viajantes podem pensar que a escolha da tonalidade do documento é uma mera coincidência, mas estão enganados!

Toda a triagem oficial para a configuração das cores são definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (em inglês, International Civil Aviation Organization – ICAO) e, segundo a instituição, há significados culturais e históricos que vão além das cores da bandeira do país em questão.

Passaporte preto e rosa são os mais raros

Passaporte preto e rosa são os mais raros

Na maioria dos casos, a pigmentação dos passaportes indicam decisões geopolíticas, e podem ser encontrados mais corriqueiramente nas cores azul, vermelho, verde e vermelho. Por outro lado, existem os documentos em preto e em rosa - raramente utilizados.  Confira abaixo todas as cores e os seus significados:

Azul

passaporte-azul

Comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul – que inclui Brasil, Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela – e a Comunidade do Caribe (Caricom). Os Estados Unidos também resolveram adotar a cor, em 1976, devido ao bicentenário da independência do país e por se assemelhar à sua bandeira.

Vermelho

passaporte-vermelho

Antigamente, a cor era adotada por nações comunistas durante a Guerra Fria. No entanto, até hoje incida passado ou presente soviético nesses países, como é o caso da China, da Bulgária e da Rússia. Países membros da União Europeia – ou que pretendem ingressar nela, como a Turquia, por exemplo – também adotam a tonalidade em seus passaportes.

Verde

passaporte-verde

A cor está relacionada com a religião e a maior parte das nações que seguem o islamismo possuem bandeiras esverdeadas, consequentemente adotando um passaporte da mesma cor – que era considerada a preferida do profeta Maomé. Mas além de países como Arábia Saudita, Marrocos, Egito e Paquistão, que seguem o alcorão, Gana e Costa do Marfim, que integram a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), também escolheram a coloração para se distinguirem.

Preto

passaporte-preto

O documento na cor mais rara! A tonalidade é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Rosa

Precisa fazer uma viagem de urgência e perdeu ou ainda não possui um passaporte oficial? Sem problemas, mas o documento será em uma cor também pouquíssima usada, a cor-de-rosa. No entanto, a prática só acontece na Holanda. *As informações são do “Viaje aqui”.

Mais curiosidades

  • Carimbos especiais: a cidade de Akhzivland, uma micronação com 2,5 acres, em território israelense, possui um selo exclusivo. Além do município, para entrar na Antártida, você precisa ser um turista com muito dinheiro ou um cientista em busca de novos estudos. Machu Picchu, o arquipélago de Galápagos e a Ilha de Páscoa também possuem um carimbo digno de colecionadores;
  • País não reconhecido: você sabia que muitos países árabes não reconhecem a existência de Israel? Praticamente, é como se os israelenses não existissem. Irã, Kuwait, Líbano, Líbia, Arábia Saudita, Sudão, Síria e Iêmen são territórios que não aceitam o passaporte dos habitantes de Israel. Como se não bastasse, em Filipinas, Bangladesh e Paquistão, é colocada a seguinte frase no passaporte: “Válido para todos os países do mundo, exceto Israel”;
  • Norte-americanos barrados: Os israelenses não estão sozinhos. É difícil acreditar, mas nenhum cidadão americano pode transitar por Cuba. Qualquer passageiro dos Estados Unidos é definitivamente proibido de fazer viagens turísticas para a ilha.