Publicado em 12 de maio de 2015 às 16:35

Nasa obtém sucesso em testes com drone que muda modo de voo no ar entre helicóptero e avião

nasa-GL-10-greased-lightning

Protótipo GL-10 Greased Lightning – Foto por Nasa

A Nasa anunciou que concluiu hoje os primeiros testes de drone híbrido, que pode mudar o modo de voo no ar, com características de avião e helicóptero, o GL-10 Greased Lightning. Os experimentos eram feitos desde o ano passado, mas só foi possível completar um voo com sucesso da transição entre os modos de navegação na semana passada.

O drone pesa 28 quilos e é movido a bateria, as asas têm envergadura de 3 metros e carrega oito rotores. Mais dois ficam instalados na cauda. Ele tem a capacidade de manobra e decolagem vertical de um helicóptero e a velocidade e autonomia de um avião. O atual protótipo é feito de fibra de carbono.

De acordo com o engenheiro aeroespacial da Nasa, Bill Fredericks, o projeto pode servir com diversas aplicações práticas.“Ele pode ser usado para entregar pequenos pacotes ou na vigilância e mapeamento de colheitas. Uma versão maior também seria uma ótima opção para um veículo aéreo para quatro pessoas”, afirma o engenheiro.

A Nasa pretende agora testar a eficiência aerodinâmica do GL-10, para diminuir a diferença entre os modos avião e helicóptero, já que a equipe acredita que a aerodinâmica é quatro vezes maior quando voando como avião.