Publicado em 31 de maio de 2016 às 16:15

Lilium: o avião elétrico que pode decolar de casa

Jato particular atinge uma velocidade máxima de 400 quilômetros e uma altitude de 3 mil metros

Imagine uma aeronave que pode ser ligada na tomada elétrica da sua casa e ainda pode operá-la da sua garagem ou jardim sem incomodar os vizinhos.

Pensou? Pois bem, essa é a proposta do Lilium.

A Agência Espacial Europeia firmou uma parceria com a empresa alemã Lilium Aviation para desenvolver um pequeno jato particular que mistura o que aviões e helicópteros oferecem de melhor.

“Nosso objetivo é desenvolver uma aeronave para uso no dia a dia. Faremos um avião que poderá decolar e pousar verticalmente e que não vai precisar da infraestrutura complexa de um aeroporto”, explica o CEO da Lilium Aviation, Daniel Wiegand.

lilium1

Veículo de aviação será lançado em 2018 / Divulgação

O modelo, projetado em formato oval com duas asas e sem cauda, é o primeiro elétrico do mundo a fazer decolagens e pousos verticais. O veículo, que comporta dois passageiros, atinge uma velocidade máxima de 400 quilômetros e uma altitude de 3 mil metros.

A ideia é fazer que o jato pessoal possa realizar frequências a partir de qualquer lugar, desde que em um espaço de 15×15 metros.

E para pilotar? Ao que tudo indica, o processo de decolagem e aterrissagem deve feito por um controle autônomo, para evitar um treinamento extremamente complexo. Contudo, o usuário tem que obter uma licença de ao menos 20 horas de capacitação de voo.

aviãolilium_2

Modelo será feito com motores elétricos para reduzir o ruído e a poluição / Divulgação

Enquanto tudo isso pode parecer muito ambicioso para ser lançado em 2018, tanto a Agência Espacial Europeia quanto a Lilium Aviation pretendem começar os testes com um protótipo já no início de 2017.

Já o preço, que não foi divulgado, bem… Por menor que seja, ainda estamos falando sobre um avião, então podemos imaginar que não veremos congestionamentos aéreos tão cedo, não é?