Publicado em 19 de outubro de 2016 às 14:38

Agência dos Estados Unidos testa robô no lugar de copiloto

Máquina funciona como equipamento que auxilia piloto em voo; proposta tem como meta diminuir carga de trabalho de pilotos humanos

Nos dias atuais, não é muito raro se ouvir que, em um futuro próximo, as máquinas poderão substituir os seres humanos em diversos ofícios.

E se por um acaso esta – talvez – realidade já estivesse diante de nossos olhos, ainda mais no setor de aviação?

Pois bem, a agência de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) está desenvolvendo um programa que promete causar polêmica entre os profissionais dos ares, conforme declarou o “Airway”.

O intuito é utilizar os robôs em aeronaves das forças militares, dando mais tempo para a tripulação se concentrar em outras tarefas

Intuito é utilizar robôs em aviões das forças militares, dando mais tempo para a tripulação se concentrar em outras tarefas

Não entendeu? É simples. A instituição pretende colocar robôs no lugar de copilotos, batizados de “ALIAS: Aircrew Labor In-cockpit Automation System” ou Sistema de automação do trabalho da tripulação no cockpit, em português - vale ressaltar que não estamos falando de um sistema automatizado. O autômato funcionaria como um equipamento que auxilia o piloto em inúmeras partes da frequência e seria acionado e direcionado por um tablet.

E já tem empresa colocando a proposta em prática. A Aurora Flight Sciences está testando o dispositivo em um bimotor a pistão, um Diamond DA42 e em um monomotor turbo hélice Cessna Caravan.

Caso o Alias se torne operacional, em pouco tempo a novidade chegará na aviação civil - podendo eliminar de empregos de tripulantes

Caso o ALIAS se torne operacional, a novidade chegará na aviação civil – podendo eliminar de empregos de tripulantes

O robô é constituído por dois braços mecânicos, um conectado ao eixo do manche e outro que trabalha acionando botões e alavancas no centro do cockpit. Por outro lado, o piloto apenas o observa e pode desligá-lo ou mudar alguma configuração por meio do tablet que permanece suspenso a esquerda. Agora, a Darpa empenha-se em introduzir o comando de voz na máquina para que o piloto possa ordená-lo sem o uso do tablet.

E você, o que achou do ALIAS? Quer vê-lo em ação? Confira um vídeo demonstrativo divulgado recentemente pela Aurora Flight no YouTube: