Publicado em 11 de julho de 2012 às 11:39

Anvisa suspende comercialização de suplementos alimentares

A Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu na última terça feira dia 10, o comércio, distribuição, divulgação e uso dos suplementos alimentares à base de Oxielite Pro. A medida tem caráter nacional.

Segundo o órgão, o suplemento possui um estimulante em sua composição que teoricamente, ajuda emagrecer e aumenta a disposição atlética. O estimulante chamado genericamente de DMAA, uma sigla para dimethylamynamine, foi incluído na lista dos medicamentos prescritos no Brasil. Suplementos como o Jack3D e Lipo6 Black se tornam proibidos por conterem o princípio na fórmula.

A alegação é de que diversos desses produtos podem causar danos à saúde e não ser simplesmente serem classificados como alimentos pois as substâncias requerem acompanhamento médico.
“Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte”, alertou a Anvisa.

Esses suplementos geralmente são importados. O órgão alerta que quem tentar embarcar ou desembarcar em aeroportos do brasil com suplementos deste tipo, terá a mercadoria apreendida.