Publicado em 1 de agosto de 2012 às 14:45

Polícia registra aumento de 43,9% nos furtos em Cumbica

Na última quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem com dados alarmantes sobre furtos no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com o jornal, apesar dos esforços policiais, o número de furtos e roubos atingiu 845 registros no primeiro semestre, enquanto que em 2011, no mesmo período, foram 587 casos, o que representa um aumento 43,9% nesse tipo de crime.

A tática mais comum dos criminosos é aproveitar-se da distração e do cansaço dos passageiros para realizar os delitos. Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Atendimento do Turista de Cumbica, Raul Machado Tiltscher, 80% dos presos em flagrante por furto no aeroporto são venezuelanos, peruanos ou colombianos. Tiltscher afirmou também que há muitos casos em que o crime não foi nem cometido em São Paulo, mas é registrado no desembarque na cidade logo que o furto é percebido. Os números podem ser bem maiores já que nem todo mundo registra a queixa ou se dá conta do furto no aeroporto.

Já no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 93 km da capital paulista, o furto de carros aumentou  440%, dando indícios de que há quadrilhas atuando no local.