Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 14:17

Infraero prevê novo sistema de embarque e desembarque até 2015

O sistema ELO, que consiste de conectores climatizados fazendo a ligação de salas de embarque e desembarque para aeronaves, deve ser instalado em 30 aeroportos geridos pela Infraero até 2015, anuncia a estatal. O sistema proporcionará maior conforto, segurança e acessibilidade, inclusive para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Existe, ainda, uma versão do sistema ELO para realizar o desembarque remoto, ou seja, sem ponte de embarque. Neste caso, o modelo seria em formato de L, com o passageiro embarcando depois de desembarcar do ônibus, parado na extremidade de entrada.

 

 

O aeroporto de Palmas é o primeiro a receber a novidade. A instalação do sistema ELO no aeroporto da capital tocantinense está prevista para o fim deste mês. A intenção da Infraero é garantir, com o investimento de R$ 102 milhões, a instalação do sistema em um terminal por quinzena, chegando ao número mínimo de 30 aeroportos equipados até meados de 2015.

As prioridades no momento são o terminal 2 do aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre), além dos aeroportos de Curitiba, Maceió, Campo Grande, João Pessoa e Foz do Iguaçu.