Publicado em 2 de julho de 2013 às 16:27

Infraero disponibiliza dados de situação meteorológica de aeroportos

Os usuários dos aeroportos da Infraero já contam com novas ferramentas para se informar sobre as operações em condições meteorológicas adversas. A Infraero disponibilizou neste mês de junho no portal da empresa uma página onde o usuário pode checar se um aeroporto opera visualmente, por instrumentos ou se as operações foram interrompidas por razões climáticas. A ferramenta busca aprimorar a transparência das operações dos aeroportos e a comunicação de informações úteis da Infraero para os passageiros.

A página pode ser acessada por este link.

No link, os dados são dispostos em um mapa do Brasil, que mostra os 63 aeroportos administrados pela empresa e a situação meteorológica atual deles, atualizada de cinco em cinco minutos. Ao posicionar o mouse sobre um aeroporto, aparecerá uma legenda informando o nome do terminal, sendo que as condições operacionais são apontadas por meio de legenda colorida. A cor verde indica que o aeroporto opera normalmente; a cor amarela indica operações por instrumentos; a vermelha indica que o terminal está fechado para pousos e/ou decolagens.

Além disso, os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) já disponibilizam as informações climáticas também nos dados exibidos pelos monitores do Sistema Informativo de Voos (SIV), exibindo situação operacional, temperatura e escalas nacionais nas telas dos portões de embarque. A medida será estendida gradualmente para os outros terminais da Rede.

Operações de aeroportos e clima

Dependendo das condições climáticas de uma localidade (chuva, neblina, ventos fortes etc.), as operações de pouso e decolagem de um aeroporto podem ser alteradas. A situação meteorológica em um local pode exigir mudanças de procedimentos na movimentação de aeronaves ou impedir pousos e/ou decolagens. Vale destacar que, mesmo com a interrupção de movimentos de aeronaves, o complexo aeroportuário se mantém aberto para o trânsito de passageiros.

Um aeroporto opera visualmente – ou seja, pousos e decolagens podem ser feitos sem o auxílio de instrumentos – em uma situação de clima normal. Em casos de chuva, neblina ou outros fenômenos que atrapalhem a visibilidade, um aeroporto pode operar por instrumentos, o que significa que as operações de pouso e decolagem são feitas com o apoio de instrumentos de auxílio à navegação aérea, seguindo o fluxo normal de atividades. É importante destacar que a operação e utilização desses equipamentos dependem tanto das instalações existentes em um aeroporto quanto do aparato disponível e homologado em uma aeronave.

Em casos mais extremos, em que mesmo os instrumentos de apoio à navegação não permitem condições de visibilidade seguras, o aeroporto passa a operar abaixo dos mínimos, situação em que as movimentações podem ser restringidas para pousos, decolagens ou ambos.

Assessoria de Imprensa – Infraero