Publicado em 15 de outubro de 2014 às 14:19

Índice de atrasos em aeroportos brasileiros é o menor em 10 anos

Os aeroportos do país tiveram no ano de 2013 o melhor índice de pontualidade dos últimos dez anos. É o que informa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com base em dados presentes em seu anuário mais recente, publicado nesta segunda-feira (13/10). A porcentagem de atrasos superiores a 30 minutos foi de 7,89% do total de voos. O índice variou de 4,3%, no mês de outubro, a 13,9%, em dezembro, mês em que o movimento de passageiros é maior.

Segundo à Anac, o motivo da diminuição nos atrasos são algumas mudanças recentes que ocorreram no cenário da aviação brasileira como a concessão de grandes aeroportos e novas regras para alocação de slots em aeroportos coordenados. Outros motivos apontados pela agência são o direito a informação e assistência material aos passageiros em atrasos e cancelamentos de voos e a divulgação dos percentuais de atraso durante a venda de bilhetes.

Para Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, melhorar este índice é uma meta diária do setor de aviação civil do Brasil. “Um país continental como o nosso, no qual avião se tornou um meio de transporte de massas, tem o desafio de não apenas manter, mas de reduzir ainda mais os percentuais de atraso à medida que o sistema cresce. Mostramos na Copa que isso é perfeitamente possível com investimento em infraestrutura e planejamento da operação.”