Publicado em 6 de abril de 2015 às 17:33

Dufry anuncia compra de World Duty Free

União das concorrentes cria maior rede de varejo aeroportuário

A Dufry, rede suíça de lojas “duty free shop” anunciou a compra da parcela majoritária de 50,1% da sua concorrente italiana World Duty Free. O acordo estabeleceu o valor de 3,6 bilhões de euros para a compra, e a Dufry pretende, na união, diminuir seus custos e prevê melhorias no lucro bruto.

A união fará com que a Dufry detenha aproximadamente 24% do mercado de varejo aeroportuário do mundo, com presença em 67 países. No Brasil, a empresa já tem lojas nos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Hercílio Cruz (SC), Salgado Filho (RS), São Gonçalo do Amarante (RN), Galeão (RJ), Gilberto Freyre (PE), Tancredo Neves (MG), Juscelino Kubitschek – Brasília (DF) e Pinto Martins (CE). A projeção é de complemento da presença da empresa no mundo todo, principalmente no Mediterrâneo, onde a World Duty Free é forte.

Do valor financiado da compra, a Dufry pretende refinanciar pelo menos 2,1 bilhões de euros com aumento de capital, e até 1,5 bilhões de euros com instrumentos de dívida. Com a integração à italiana, a redução de custos prevista é de 50 a 60 milhões de euros por ano, antes de tributações, e as melhorias no lucro bruto são previstas para 40 a 50 milhões de euros, com aprimoramento do poder de compra, otimização de preços e estratégias de promoção. A empresa pretende finalizar as sinergias até o fim de 2017.

A World Duty Free tem dívida de cerca de 900 milhões de euros, e a conclusão da compra é prevista para o terceiro trimestre de 2015.