Publicado em 3 de junho de 2016 às 15:24

Aeroportos brasileiros adotarão catracas automáticas

É comprovado que a barreira eletrônica permite um fluxo quatro vezes mais rápido que o método manual

Ao que tudo indica, os campos de aviação do Brasil estão prestes a ganhar as famosas catracas automáticas.

E quem vai fornecer o serviço ao país é a Magnetic Autocontrol, empresa alemã especializada em sistemas de controles de acesso de pedestres e veículos.

De acordo com as informações do portal “Airway”, do UOL, a organização fechou uma parceria com a Scan Brazil Consulting, que oferece sistemas de embarque automatizado.

Ainda segundo a publicação, integrantes da Magnetic declararam que estão, sim, em fase de negociação para inserir os equipamentos em um “grande aeroporto brasileiro”, mas não revelaram mais detalhes.

O instrumento é uma barra eletrônica que diminui filas em zonas de embarque, permitindo um fluxo de até 40 pessoas por minuto – no método manual, que é o atual usado no país, passam 10 indivíduos por minuto.

A catraca automática é atualmente utilizada na linha amarela do metrô de São Paulo / Divulgação

A catraca automática é utilizada na linha amarela do metrô de São Paulo / Divulgação

Como informou a instituição, para atravessar a barreira basta aproximar o bilhete de embarque na catraca e o acesso é liberado. O dispositivo ainda possui sensores que impedem a entrada de duas pessoas com o mesmo cartão e também conta com aparatos de segurança para evitar um fechamento acidental, considerando o acesso de crianças e bagagem de mão.

“O bloqueio Magnetic Autocontrol é ideal pela confiança de uma barreira ágil, precisa, com baixa manutenção e consumo de energia”, garantiu Fernando Prado, gerente comercial da Scan Brazil Consulting.

A ferramenta não é novidade em solos tupiniquim. Nas estações de metrô da linha amarela, em São Paulo, por exemplo, são utilizadas as catracas da Magnetic.