Publicado em 26 de março de 2014 às 12:58

43 aeroportos brasileiros têm o Projeto “De Olho na Mala”

O projeto da Infraero chamado “De Olho Na Mala”, que possibilita o monitoramento de bagagens pelos passageiros, já foi instalado em quase todos os aeroportos da rede. Através de câmeras, os usuários conseguem acompanhar, da sala de desembarque, o trajeto de suas bagagens desde o momento em que são colocadas na esteira até chegarem ao seu destino. Cerca de 70% dos aeroportos da Infraero, 43 num total de 63, já contam com o sistema.

A meta inicial, iniciado em agosto de 2011 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, era que o projeto fosse implantado em todos os terminais da Rede que recebem voos regulares da aviação comercial. E isso foi atingido em fevereiro deste ano, com a última implantação, no Aeroporto de Carajás/Parauapebas, no Pará. Os demais terminais da rede Infraero, os que não possuem voos regulares, não entraram no planejamento.

Os aeroportos que possuem o “De Olho na Mala” são: Galeão e Santos Dumont (RJ), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, (MG), Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis, Joinville e Navegantes (SC), Vitória (ES), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Recife e Petrolina (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Salvador e Ilhéus (BA), Aracaju (SE), Belém/Val-de-Cans, Altamira, Marabá, Carajás e Santarém (PA), São Luís e Imperatriz (MA), Macapá (AP), Cuiabá/Várzea Grande (MT), Campo Grande e Corumbá (MS) e Palmas (TO).

Além desses, outros sete contam com paredes de vidro na sala de embarque que também permitem que o passageiros observe suas malas: os aeroportos de Congonhas e São José dos Campos (SP), Pampulha (MG), Porto Alegre (RS) Goiânia (GO), Maceió (AL) e Cruzeiro do Sul (AC).