Publicado em 5 de maio de 2016 às 15:23

10 aeroportos com Wi-Fi mais rápido do mundo

Estudo realizado pelo blog “Rotten Wifi”, mostrou os campos de aviação com a melhor conexão móvel; Brasil vai mal

Quantas vezes você tentou usar a rede móvel de algum lugar e não conseguiu?

Não dá para negar que isso ocorre em diversos ambientes, e nos aeroportos não é diferente.

Muitos campos de aviação investem em infraestrutura para deixar os passageiros mais confortáveis e entretidos durante a, muitas vezes entediante, espera do voo.

Inúmeros centros de compra, áreas para descanso e até espaços aromáticos já foram implantados nos terminais pelo mundo afora, mas o que os viajantes mais utilizam é a internet, não tem jeito.

Entretanto, ultimamente, os passageiros são impedidos de se auto-entreterem devido a má qualidade da web nos aeroportos. Nesses locais, a rede normalmente é lenta, exige uma grande quantidade e dados e, quase sempre, tem tempo de conexão limitado.

Contudo, existem, sim, aeroportos onde a realidade é totalmente diferente. Uma pesquisa realizada pelo blog “Rotten Wifi”, mostrou os 10 campos de aviação com o melhor Wi-Fi.

De acordo com o estudo, o terminal de Suvarnabhumi , em Bangcoc, na Tailândia, possui a melhor internet do planeta, oferecendo uma média de 41,45 megabits por segundo (Mbps). O ranking ainda conta com outras cidades dos EUA, da Europa e da Ásia. Toda a avaliação considerou o tempo e a velocidade média de download em 130 aeroportos de 53 países. Confira os 10 aeroportos com a melhor internet móvel do mundo:

  1. Aeroporto de Suvarnabhumi (Bangcoc, Tailândia) – 41,45 Mbps;
  2. Chattanooga Metropolitan (Tennessee, Estados Unidos) – 30,98 Mbps;
  3. Aeroporto de Dublin (Dublin, Irlanda) – 19,45 Mbps;
  4. Aeroporto Internacional de Vilnius (Vilnius, Lituânia) – 18,04 Mbps;
  5. Aeroporto de Helsinque (Helsinque, Finlândia) – 17,46 Mbps;
  6. Aeroporto Ngurah Rai (Bali, Indonésia) – 16,01 Mbps;
  7. Aeroporto de Kaohsiung (Kaohsiung, Taiwan) – 15,55 Mbps;
  8. Aeroporto Internacional de Arlanda (Estocolmo, Suécia) – 15,48 Mbps;
  9. Aeroporto Internacional George Bush (Houston, Estados Unidos) – 15,28 Mbps;
  10. Aeroporto de Frankfurt (Frankfurt, Alemanha) – 14,47 Mbps.

Brasil vai mal

É, deu para perceber. O Brasil não deu sinal de vida na averiguação realizada pelo “Rotten Wifi”. Isso porque, a nível de comparação, a conexão móvel do país tem, em média, 1,8 Mbps por segundo – segundo uma pesquisa feita pela empresa americana Akamai Technologies.

Infelizmente, hoje em dia, a grande maioria dos aeroportos brasileiros dispõem de internet com pouca qualidade. Para desafogar as redes 3G e 4G, muitas operadoras de celular disponibilizam Wi-Fi grátis para seus clientes, mas, em raras ocasiões, o serviço é satisfatório.