Publicado em 25 de abril de 2016 às 14:21

Maior motor de avião comercial do mundo está em testes

A super máquina equipará os novos Boeing 777-8 e 777-9, que estão em fase de desenvolvimento

Ao que tudo indica, o primeiro protótipo do motor “General Electric GE9X”, que será o maior criado para um avião comercial, realizou os seus primeiros testes em solo nas instalações da Peebles Testing Operation da GE Aviation, em Ohio, nos Estados Unidos.

“Os testes no solo vão gerar os dados dos sistemas como um todo, incluindo desempenho aerodinâmico, verificação mecânica e validação do sistema térmico”, declarou Bill Millhaem, gerente geral dos programas dos motores GE90/GE9X.

Engana-se quem pensa que essa máquina é recente. De acordo com as informações da “Aeromagazine”, do UOL, todo o serviço começou a ser pensado ainda em 2011 e evoluiu do nível de componentes até o teste completo.

Comparado a outros motores, os ensaios do GE9X iniciaram apenas seis meses após a finalização do projeto. O que garante que todos os ensinamentos e mistérios do novo motor sejam aprendidos nos modelos de certificação.

A partir dos próximos meses, o “General Electric GE9X” terá as suas primeiras experiências de voo, que serão conduzidas pelo Boeing 747-100 da GE Aviation.

Com quase 700 modelos encomendados, o GE9X pertence à classe de motores com potência nominal acima das 100.000 lbf. O modelo terá um fan de 134 polegadas de diâmetro alojada em nacele de material compósito, 16 palhetas de compósitos de fibra de carbono de quarta geração, pressure-ratio de 27:1 e compressor de alta pressão de 11 estágios.