Publicado em 25 de abril de 2016 às 15:10

Avião ‘invisível’ voa pela primeira vez no Japão

Não entendeu? Trate-se de um jato furtivo, que não é detectado pelos radares

Alguém algum dia pensou em andar em avião invisível? Os japoneses, sim! Isso mesmo, e parece que o desejo já se tornou realidade.

Recentemente, o primeiro protótipo do caça ‘invisível’ Mitsubishi X-2 decolou pela primeira vez no Aeroporto de Nagoya, no Japão.

Não entendeu? Aí vai uma explicação: trata-se de uma aeronave “stealth”, “furtivo” em inglês, termo usado para designar os chamados aviões que não são detectados pelos radares.

Segundo a própria Mitsubishi, o molde realizou um voo de 25 minutos e passou por uma série de testes para confirmar as manobras básicas. Em seguida, o veículo de aviação pousou na base aérea da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão, em Gifu, a cerca de 40 km de Nagoya.

E, ao que tudo indica, o projeto foi mais que aprovado e até ganhou um apelido: “Shinshin” – que em português significa “Espiríto do Coração”.

“O controle da aeronave foi exatamente como em nossas sessões de treinamentos em simulador. O avião é extremamente estável”, contou o piloto, que não teve seu nome revelado pela empresa, em comunicado oficial.

Divulgação

Divulgação

Contudo, o modelo ainda tem um longo caminho para percorrer. O primeiro voo do X-2, embora importante, é a apenas um pequeno passo. Conforme a previsão do Ministério de Defesa do Japão, a versão final do avião deve entrar em operação com a força aérea japonesa somente em 2028.

Ainda de acordo com a Mitsubishi, o Shinshin tem 14,2m de comprimento, 9,1m de envergadura, 4,5m de altura e pesa 9,7 toneladas. A fabricante, porém, ainda não divulgou estimativas sobre a performance do caça.

Pensa que acabou? Além da capacidade “stealth”, o avião japonês também possui motores com empuxo vetorial, tecnologia que permite manipular a direção da força aerodinâmica dos motores a jato, o que aumenta significativamente a manobrabilidade do veículo.

Confira como foi a primeira decolagem do avião invisível: