Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 16:56

Iniciadas hoje obras do trem que ligará Centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, deu início hoje (20) às obras para construção da Linha 13 – Jade da CPTM. O trem, que ligará o Centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos, tem conclusão prevista para daqui a 18 meses. O governador justificou o atraso de nove meses em iniciar a construção informando que as “licenças ambientais, aprovações, desapropriações” demoraram em serem obtidas.

Alckmin acrescenta que com esta obra e o monotrilho, tanto o aeroporto de Guarulhos quanto o de Congonhas estarão integrados ao sistema metroferroviário de transporte da capital paulista. Nenhuma das obras ficará pronta a tempo para a Copa: o monotrilho deve ser concluído em 2015.

O aeroporto contará com serviço de transporte gratuito entre os terminais, de modo a facilitar o acesso à Linha 13 – Jade. A nova linha terá 12 km de extensão, dos quais 8 km serão suspensos para que não haja interferência no parque Ecológico do Tietê, sobre o qual a linha passará. O investimento total para as obras será de R$ 1,8 bilhão.

O presidente da França, François Hollande, anunciou recentemente durante visita ao Brasil que o governo francês, através da Agência Francesa de Desenvolvimento concederá um financiamento de 300 milhões de euros (aproximadamente R$ 960 milhões) para as obras da nova linha da CPTM, que integrará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12 – Safira ao aeroporto de Guarulhos.

Veja também

Aeroporto de Guarulhos terá linha de ônibus exclusiva para a Arena Corinthians na Copa
Copa do Mundo: Informações para os jogos na Arena Corinthians