Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 17:50

Governo francês financia trem entre centro de São Paulo e aeroporto de Guarulhos

A Agência Francesa para o Desenvolvimento disponibilizará um financiamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 960 milhões) para a criação de uma linha de trem ligando o Centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. Seria a Linha 13 – Jade da CPTM, conectando a estação Engenheiro Goulart da Linha 12 – Safira ao aeroporto.

O anúncio, feito por Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, e François Hollande, presidente da França, aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), durante visita do presidente francês ao Palácio dos Bandeirantes. Ele está visitando o Brasil por ocasião do Fórum Econômico Franco-Brasileiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A decisão faz parte de um convênio entre o Estado de São Paulo e a República Francesa que visa a estreitar os laços entre França e São Paulo. Foi assinado, também, o acordo “São Paulo Île-de-France 2014: Regiões unidas pelo desenvolvimento sustentável”, para promover a troca de tecnologia e conhecimento entre o estado e a região francesa, que abriga a cidade de Paris. Hollande reforça a importância destes acordos ao lembrar que 10 mil franceses moram no estado, além das 300 empresas francesas instaladas em São Paulo.