Publicado em 7 de julho de 2014 às 14:59

Celular descarregado pode impedir embarque aos EUA

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A TSA, agência americana responsável pela segurança nos transportes, deliberou que, em alguns voos internacionais diretos com destino aos EUA será necessário que o passageiro ligue o celular e/ou outros dispositivos eletrônicos antes de poder embarcar.

Especialistas especulam que a medida se deve à possibilidade de terroristas na Síria e no Yemen terem desenvolvido uma bomba que escapa ao controle de segurança atual e pode ser escondida em celulares desligados.

A agência de segurança dos Estados Unidos não confirmou essa informação e ainda não está claro quais aeroportos serão afetados com a medida mas países como Reino Unido, França e Alemanha já se declararam dispostos a cooperar com as demandas norte-americanas.

Caso o dispositivo eletrônico esteja sem bateria e não possa ser ativado, o passageiro será obrigado a deixa-lo no local para poder embarcar e é possível que alguns passageiros precisem passar por uma verificação de segurança extra.

A TSA já confiscou muitos objetos perigosos nos aeroportos: em relatório publicado no primeiro semestre de 2012, a agência afirma que, apenas no período, foram apreendidas 821 armas de fogo portadas em bagagens de mão. A TSA também já apreendeu diversos objetos suspeitos: uma granada de 40mm, munição de bazuca, motoserra, enguias e cobras venenosas mortas estão na estranha lista da agência.