Publicado em 7 de julho de 2014 às 10:48

SITA conduz projeto piloto de aplicativo que promete facilitar a vida do passageiro

A SITA, empresa que desenvolve TI para a Indústria da Aviação e tem seus sistemas utilizados por 525 aeroportos do mundo, está implementando, em parceria com a American Airlines, um projeto piloto para o uso de iBeacons no aeroporto internacional de Dallas. Esse é o maior projeto do mundo na implementação dessa tecnologia.

O iBeacon é um sistema que funciona por proximidade de sensores que emitem informações úteis ao passageiro. Por exemplo, assim que o passageiro chega ao aeroporto, seu celular recebe uma notificação informando a qual balcão ele deve se dirigir para fazer o check in. Depois do check in, o passageiro é notificado com informações sobre o portão de embarque, horários, etc. e, se houver qualquer mudança, o celular avisará. Além disso, o dispositivo envia informações de segurança, a localização da bagagem e informa até mesmo os produtos que estão em promoção no Duty Free.

O iBeacon é a resposta da Apple ao NFC (Near Field Comunication), que funciona nas mesmas bases mas exige uma aproximação física muito grande entre o aparelho que emite a informação e o celular do usuário. O dispositivo está disponível para os sistemas iOs 7 e funciona também em Android.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação