Publicado em 27 de setembro de 2016 às 15:05

Qatar amplia período de visto temporário para viajantes

Passageiros com longas conexões podem permanecer até quatro dias no país árabe. Saiba o que visitar e o que não fazer no seu stopover no Qatar!

Alguma vez você já teve de realizar uma conexão no Qatar, país do Oriente Médio?

Nos dias atuais, essa atividade vem se tornando mais frequente do que se imagina para alguns viajantes do mundo.

Por este motivo, a nação árabe redefiniu a sua regra para vistos de trânsito, permitindo que os turistas em conexões, ou stopover, possam ficar por mais tempo em seu território.

De acordo com as informações do “Portal Panrotas”, os passageiros que aterrissarem no Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, e tiverem, entre uma frequência e outra, o tempo mínimo de cinco horas, terão o direito de permanecer na região por quatro dias sem a necessidade de requerer um visto de entrada antecipadamente. Antes da atualização, a permissão era de apenas 48 horas para quem ficasse pelo menos oito horas de trânsito no terminal.

Passageiros podem solicitar visto temporário assim que pousarem no Aeroporto Hamad

Passageiros podem solicitar visto temporário assim que pousarem no Aeroporto Hamad

Tem uma viagem com parada no Qatar e não sabe como conseguir a novidade? É simples: o visto de trânsito é gratuito e fica disponível na chegada dos turistas de todas as nacionalidades. Basta comprovar que há um voo de saída marcado e ter o passaporte regularizado.

O que fazer em Doha, no Qatar?

Após conseguir o seu visto temporário, você não tem a mínima ideia do que fazer nas suas horas disponíveis em território árabe? Nós separamos algumas rápidas dicas para você, confira abaixo!

MUSEUM OF ISLAMIC ART (MIA)

museum-of-islamic-qatar

Esse importante museu conta a história e influência da cultura árabe no mundo, desde o uso da escrita, os arabescos, tapetes, ciência entre outros. A exposição permanente conta 1400 anos de memória e tem peças de cunho religioso e secular de várias partes do globo.

SOUQ WAQUIF

souq-waqif-qatar

É o mais famoso e importante mercado aberto de Doha. O ambiente, dependendo do ângulo, pode ter um aspecto de antigo, mas foi recentemente reconstruído no mesmo lugar onde funcionava o outro mercado da região com todo atual requinte moderno. Restaurantes com ambientes climatizados são facilmente encontrados no local.

KATARA

katara-qatar

O Katara foi construído ás margens da praia para ser a vila cultural do Qatar. Lá é possível encontrar um anfiteatro, teatro, salas de cinema especiais, galerias de arte e restaurantes com diversas especialidades culinárias.

O que não fazer no Qatar?

Uma das principais preocupações de viajantes em territórios árabes é o que de fato pode ou não fazer nestes países, não é mesmo? Apesar das restrições, no Qatar mulher pode dirigir, trabalhar e usar roupas normais, comércio de bebida alcoólica é permitido e casais podem andar de mãos dadas nas ruas. No entanto, algumas situações ainda devem ser evitadas, veja algumas delas:

  • Não pode usar biquíni na praia;
  • Não pode fazer gestos obscenos;
  • Não pode fotografar as mulheres locais sem autorização;
  • Não pode usar shorts ou outras roupas curtas, não pode mostrar os ombros;
  • Não pode estender a mão para cumprimentar uma pessoa do sexo oposto;
  • Não pode mostrar a sola do pé. *As informações são “Brasileiras pelo mundo”.