Publicado em 27 de setembro de 2016 às 16:54

5 carreiras para quem quer trabalhar nos Estados Unidos

Diversas oportunidades de emprego para estrangeiros são anunciadas em território americano, confira algumas profissões que estão em alta no país

Com a crise instaurada em solos brasileiros e diversas pessoas perdendo o seu ofício, é de se pensar uma oportunidade de emprego e moradia fora do Brasil, não é mesmo? Então, por que não receber em dólar lá na Terra do Tio San?

Diferentemente do que muitos pensam, os Estados Unidos recebem bem os estrangeiros, inclusive brasileiros, mas, aí vai o aviso, o novo residente tem de ser qualificado, declarou Leonardo Freitas, sócio-diretor da Hayman-Woodward, empresa especializada na entrada e saída de pessoas físicas e jurídicas do Brasil, ao portal “Exame”.

“É preciso desmistificar a ideia de que só dá para viver aqui como imigrante clandestino”, ressaltou Freitas. Por outro lado, é claro, que as vagas de trabalho em território americano não caem do céu, é preciso, de modo geral, ter pelo menos de 5 a 10 anos de experiência, excelentes qualificações acadêmicas e inglês fluente.

Ainda segundo Freitas, o candidato a vaga precisa ter espírito empreendedor, ou seja, é necessário agir como se fosse o dona da empresa onde irá trabalhar. Se você está pensando em recomeçar a sua carreira profissional, veja alguns setores de atuação que estão oferecendo mais vagas nos EUA atualmente, de acordo com a Hayman-Woodward:

Engenharia e automação

engaria

Se vocês está na área da tecnologia aplicada, aí vai uma boa notícia. Há uma explosão de oportunidades para engenheiros do setor de hidrelétricas, projetos de remanejamento de rios e obras de saneamento. Conforme informou Freitas, os estados com mais oportunidades para estrangeiros especializados nesse segmento são Washington, Califórnia, Texas, Flórida, Massachusetts e Nova York.

TI e telecomunicação

touchscreen interface

Brasileiros que atuam com tecnologia da informação, como desenvolvedores de software e de aplicativos para smartphones, têm boas chances de sucesso. Gestores de redes, programadores e administradores de bancos de dados também estão em alta. Além disso, se você trabalha com infraestrutura de telecomunicações, desenvolvimento de fibras ópticas e tecnologias sem fio também pode se dar bem. As regiões para essas profissões são a Califórnia, Nova York, Boston, Miami e Weston.

Saúde

saude

A recuperação da economia, a melhora dos salários e o envelhecimento da população aumentaram a procura por profissionais na área de saúde nos Estados Unidos. Setor é o que paga os melhores salários do país. Fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e especialistas no cuidado de crianças com deficiência estão sendo os profissionais estrangeiros com mais oportunidades de emprego. as regiões com mais vagas atualmente na área são os estados de Washington, Maryland, Oregon e Nova Jersey, além das cidades de Boston e Cleveland.

Mercado financeiro

mercado-financeiro

Após a crise de 2008, o mercado financeiro está novamente forte no território americano. De acordo com ele, há vagas para economistas, administradores, contadores, corretores de valores, profissionais do segmento de seguros e especialistas em tecnologia bancária e desenvolvimento de produtos financeiros. Fora Nova York, Miami está se tornando uma cidade com muitas oportunidades para quem trabalha com dinheiro.

Turismo

turismo

Não é somente a Disney e o Sea World que procuram profissionais para a área de turismo, para trabalhos temporários. Atualmente, o número de emprego fixos em grandes empresas de marketing de turismo e outros cargos estratégicos no setor também estão crescendo. As áreas de hotelaria, alimentação, locação de veículos, tradução, feira e eventos estão entre as profissões que mais estão oferecendo vagas para candidatos qualificados. O Havaí é o estado que mais contrata, seguido por Nova York, Flórida e norte da Califórnia.