Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 17:44

Pesquisa indica alta inteção de viagem, Nordeste é o destino preferido

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou que 34,2% dos brasileiros pretende viajar nos próximos seis meses. O número é de uma pesquisa mensal realizada pelo MTur. O índice do mês de novembro, o último antes da férias de verão e da alta temporada de turismo, é o maior registrado no ano e maior do que os 32,1% do mesmo período de 2013.

Destas pessoas que pretendem viajar neste verão, 79,6% já optaram por destinos brasileiros. O destino preferido é o Nordeste, 46% dos entrevistados estão planejando passar a alta temporada na região. 25,8% preferem a região Sudeste, 7,5%, a região Sul, 7,8% querem visitar o Norte e 2,9%, a região Centro-Oeste.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, destaca que esta disposição para viajar tem muito a ver com o período de férias e festas de final do ano, “quando boa parte dos brasileiros procura descanso e também visitar parentes e amigos, além de curtir destinos de sol e mar”.

Considerando que 54,1% dos turistas pretende usar o avião como meio de transporte, os principais aeroportos brasileiros devem ficar bem movimentados neste próximos meses. A Secretaria de Aviação Civil espera um fluxo de cerca de 20 milhões de passageiros, 7% a mais do que no ano passado. As companhias aéreas já anunciaram voos extras para a alta temporada 2014/2015 para suprir esta demanda.

Outros 28,1% dos turistas optaram pelo automóvel e 14,7% pelo ônibus.