Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 10:56

SAC anuncia medidas para garantir conforto dos passageiros na alta temporada

Na última terça-feira (09), foram realizadas duas reuniões para organizar a operação de final de ano, que deve durar do dia 15 de dezembro até depois do carnaval e tem como intuito garantir o bom funcionamento dos aeroportos brasileiros nesse período. A primeira reunião teve a participação de membros das companhias aéreas, operadores, representantes da Infraero e concessionados e do Decea, que se juntaram para avaliar as condições de operação no ar e na terra e para pensar em medidas a serem tomadas. Em seguida esteve em reunião o Conaer, que reúne todos os órgãos públicos protagonistas na operação dos aeroportos.

Durante a tarde foi realizada uma entrevista coletiva com Moreira Franco, Ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Marcelo Guaranys, presidente da Anac, Guilherme Ramalho, da Coanero, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear e Jorge Jardim, presidente da Aneaa, para que fossem colocadas algumas das resoluções tratadas nas reuniões.

De acordo com o ministro, a projeção é de que circulem aproximadamente 20 milhões de pessoas pelos principais aeroportos brasileiros nesse período, movimentação 7% superior a do ano passado. Para garantir condições adequadas de conforto e segurança, algumas medidas foram colocadas pelos presentes.

“Estamos preparados como estivemos ano passado, como estivemos na copa e no ano que antecedeu a copa das confederações, no sentido de garantir tranquilidade aos passageiros”, afirma Moreira Franco.

Segundo Guilherme Ramalho, a operação de final de ano vem sendo praticada há alguns anos e seu planejamento envolve todos os órgãos que atuam em aeroportos. De acordo com ele, esse trabalho está gerando indicadores positivos, como a queda no número de atrasos, que está em aproximadamente um terço da registrada em 2007.

Marcelo Guaranys, da Anac, garante que as operações da Agência receberão reforços em 12 dos 22 aeroportos em que está presente. Com isso, pretendem intensificar a fiscalização dos serviços para garantir o bom funcionamento dos aeroportos.

Já Eduardo Sanovicz, da Abear, anunciou que durante a alta temporada devem haver aproximadamente 8 mil voos extras circulando. Afirmou também que anteciparam a manutenção programada das aeronaves para que elas estejam disponíveis, que refizeram a programação de folgas e férias para garantir o maior efetivo em algumas áreas e que reforçarão a equipe em solo.

Além disso, ressaltou que na Copa da Mundo atingiram quase 93% de pontualidade e buscam um número igual ou melhor que esse no período que se aproxima.

O presidente da Aneaa, Jorge Jardim, também garantiu que estão preparados para atender o aumento de demanda. Segundo ele, o quadro de pessoal dos aeroportos concedidos crescerá em cerca de 5,7%. Haverá um aumento na área para filas, manutenção preventiva de equipamentos diversos, como esteiras e escadas, e antecipação das férias, além da definição clara do quadro de horas extras e escalas.

Sobre o reajuste salarial exigido pelos funcionários e a possibilidade de greve, Eduardo Sanovicz afirma que estão em processo de negociação com os aeroviários e aeronautas e que esperam concluir esse processo até a próxima semana.

Moreira Franco também fez um pedido aos passageiros. Afirmou que estão implantando em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro um sistema em que eles poderão fazer observações sobre a qualidade dos serviços via redes sociais. Assim, solicitou que utilizem esse programa para que os aeroportos recebam suas opiniões e tenham acesso a informações essenciais para melhorar a qualidade dos serviços.

Por fim, o presidente da Abear deixou cinco dicas para os passageiros com o intuito melhorar a experiência deles nos aeroportos:

1. Utilizar os recursos tecnologicos que tem à disposição, como fazer check-in online.
2. Não esquecer de levar os documentos dos filhos, pois crianças sem documentos não embarcam.
3. Verificar, antes de sair de casa, as condições da bagagem e se elas estão dentro das regras de peso e tamanho.
4. Ligar para os canais de atendimento das empresas caso surja qualquer dúvida. Esses estão sendo reforçados para a alta temporada.
5. Ao utilizar os serviços através da internet, não deixar de passar todos os dados. Informar o telefone, por exemplo, é importante para ser informado caso haja qualquer problema com o voo.