Publicado em 25 de maio de 2015 às 14:18

Ministério do Turismo pede isenção de visto para visitante dos Estados Unidos

Isenção valerá até dezembro de 2016. Medida pode ser aplicada a turistas de outros países também

Foi entregue nessa sexta-feira (22) ao Ministério de Relações Exteriores o documento que formaliza o pedido de isenção de visto de turismo a visitantes dos Estados Unidos no Brasil. O pedido feito pelo Ministério do Turismo solicita a isenção do visto entre junho de 2015 e dezembro de 2016. O Itamaraty pontuou que não há dificuldade ideológica, mas ressaltou a política de reciprocidade, já que é cobrado visto a brasileiros que visitam os Estados Unidos.

Segundo o Ministério do Turismo, o pedido foi feito para aumentar a competitividade do Brasil no turismo internacional e teve como gancho as Olimpíadas de 2016. O ministério também leva em conta o perfil do turista norte-americano ao defender a isenção. Os Estados Unidos são a segunda nacionalidade que mais traz turistas ao Brasil e a que mais gasta e que permanece mais tempo no país a lazer.

O ministério afirmou que a medida, caso adotada, pode ser ampliada a outros países também.

O Brasil é 91º em um ranking de 140 países em termos de “abertura internacional” e 102º no aspecto de percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial.