Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 17:09

Lei de Permissão Internacional para Dirigir na Flórida está Suspensa

O estado americano passou a exigir o documento para os oficiais de trânsito pudessem ler e compreender as licenças apresentadas

Atenção aos viajantes! A HSMV, autoridade do estado da Flórida para Segurança nas Estradas e Veículos Automotores, informou que a lei que exigia o PID (Permissão Internacional para Dirigir) está temporariamente suspensa. Locadoras de carros já não estão mais fazendo a exigência da documentação e as autoridades de trânsito novamente passaram a exigir somente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mais detalhes no site da HSMV, em http://flhsmv.gov/IDP.htm.(atualizado em 23/02/2013).

O Departamento de Rodovias, Segurança e Veículos Motorizados (DHSMV, na sigla em inglês) do estado da Flórida, nos Estados Unidos, está com uma nova regulamentação para estrangeiros. Viajantes que quiserem alugar ou comprar um carro em Miami, Orlando e qualquer outra cidade do estado do pôr do sol devem apresentar, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – no caso dos brasileiros –, a Permissão Internacional para Dirigir (PID). A lei vigora desde o dia 1º de janeiro de 2013 e foi tomada para garantir que os oficiais americanos possam entender as licenças apresentadas caso o condutor seja parado no trânsito.

Para obter a permissão, é necessário que o viajante tenha uma CNH válida, sem estar cassada ou suspensa. Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado e veja o procedimento a ser adotado em cada unidade federativa. O valor varia entre os estados – em São Paulo custa R$ 224,07, com a taxa de entrega inclusa, enquanto no Rio de Janeiro, o valor é de R$ 101,77, mas é necessário retirar o documento, sob agendamento, no Detran local.

A validade da PID será a mesma de sua CNH, por isso, se for necessário que renove a carteira de motorista, também deverá ser refeita e permissão para conduzir veículos fora do Brasil. A PID é válida nos países signatários da Convenção de Viena ou países que atendam ao princípio de reciprocidade. Isso não quer dizer que a permissão seja obrigatória nesses países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a obrigatoriedade varia de acordo com o estado visitado.

Conteúdo fornecido pelo Viajeaqui. Para acessar a matéria original clique aqui.