Publicado em 5 de novembro de 2013 às 15:52

Guia turístico posiciona Brasil como melhor destino para viajar em 2014

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro

 

O guia turístico Lonely Planet acaba de divulgar uma lista dos 10 melhores destinos para visitar em 2014. O Brasil levou a melhor colocação, ficando em primeiro lugar no ranking.

Entre as principais razões apontadas para conhecer o Brasil, estão suas exuberantes riquezas naturais, em especial os litorais ensolarados, as montanhas salpicadas de verdíssimas florestas tropicais, os rios cristalinos de Bonito e as dunas permeadas de lagos azuis dos Lençóis Maranhenses. Outro fator importante, é claro, é a realização da Copa do Mundo em 2014! Também é destacado o outro megaevento esportivo que o Brasil sediará brevemente: as Olimpíadas de 2016.

Em segundo lugar, figura a Antártida, com destaque também para as belezas naturais, apenas conhecidas pela maioria das pessoas através de documentários. Além disto, 2014 marca o centésimo aniversário do início da tentativa de travessia da Antártida de Ernest Shackelton. Assim, visitar o continente em 2014 é uma oportunidade de percorrer as trilhas de intrépidos exploradores do passado, só que mais confortavelmente, graças aos recursos tecnológicos modernos.

O terceiro lugar da lista foi arrematado pela Escócia, que sediará, em 2014, a 20ª edição dos Commonwealth Games. O ano marca, também, o Year of Homecoming, uma iniciativa do governo escocês para receber de volta os nativos que foram morar em outros países, com festividades para celebrar os elementos típicos da cultura irlandesa. Estes eventos serão acompanhados por melhorias gerais de infraestrutura, criando mais um atrativo para turistas.

A terra de Stieg Larsson, a Suécia, está posicionada em quarto lugar na lista da Lonely Planet. A principal razão é que em 2014 a maior cidade ao norte da Suécia, Umeå, será a Capital Europeia da Cultura. O país conta, também, com diversas atrações na área de gastronomia, apresentando uma característica tradição local harmonizada com culinárias trazidas por chefs de todo o mundo.

Malawi, que no idioma cinyanja quer dizer “o sol nascente”, figura como quinto lugar a visitar em 2014. A principal razão para isto é a Reserva Natural Majete, que há 10 anos estava dizimada pela caça ilegal, mas ganhou, no ano passado, o status de “Big Five”. O termo foi cunhado por caçadores em referência aos cinco animais de grande porte difíceis de caçar: o leão, o rinoceronte, o búfalo, o leopardo e o elefante. A honra se deve a um recente projeto de realocação de vida selvagem.

A terra dos Maias, o México, figura em sexto lugar no ranking. Este destino está entre as recomendações de 2014 devido a algumas inovações recentes, como novos museus de história Maia em Cancún e a instalação da mais longa tirolesa da América Latina à beira do incrível Canyon de Cobre. As conhecidas belezas naturais e atrações turísticas, sejam as praias caribenhas, sejam os templos Maias, são mais razões apontadas para conhecer o país.

Seychelles, país insular a nordeste da ilha de Madagascar conhecido como reduto de milionários, tem mais a oferecer que ilhas particulares: B&Bs (bed and breakfast, ou cama e café, modalidade de hospedagem econômica em que uma pessoa oferece quartos na própria residência a turistas) recém-inaugurados e quedas nos preços das passagens aéreas para lá posicionaram o local em sétimo lugar. Além disto, existem diversas atrações naturais e possibilidades de esportes radicais, o que tornou o lugar conhecido como “Os Galápagos do Oceano Índico”.

O oitavo lugar foi levado pela Bélgica, terra de cidades pitorescas e das melhores cervejas, batatas e chocolates do mundo. A partir de 2014, espera-se um grande fluxo de turistas devido ao centésimo aniversário da eclosão da Primeira Guerra Mundial, um festival de memórias que durará até 2018. Campos de batalha e cemitérios, uma triste lembrança da guerra, são entremeados por cidades medievais onde cultura e gastronomia se encontram, além de prados onde vacas pastam ao redor de monumentos históricos, tornando o lugar uma pedida ideal para viajar.

O ano de 2014 marca a finalização da reforma total implementada pelo governo em Skopje, capital da Macedônia, que levou o nono lugar da lista. A cidade ficou ainda mais apropriada para turistas, com vários hostels novos, bistrôs e bares especializados em vinho, além de uma das melhores cenas noturnas do sudeste europeu. Em outros cantos do país, é possível, ainda, encontrar diversas atrações, como Kratovo com suas construções otomanas, os vinhedos de Tikveš e os spas da tranquila Berovo, na fronteira com a Bulgária.

Finalmente, o décimo lugar ficou com a Malásia, que tem proporcionado, nos últimos tempos, cada vez mais atrações e comodidades aos turistas. Os destaques principais são o maior parque de aves do sudeste asiático, em Melaka, além da Legoland Malásia e a Terra da Hello Kitty, ambas em Nusajaya. O novo segundo terminal do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, capital da Malásia, tem também atraído muitos visitantes, em especial com as tarifas extremamente competitivas cobradas pelas empresas aéreas locais.