Publicado em 7 de abril de 2015 às 15:27

Embratur apresenta SP, Recife e Floripa como cidades “Gay Friendly”

Mercado de viagens LGBT movimenta US$54 bilhões/ano

Entre os dias 8 e 11 de Abril o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) vai apresentar as cidades de São Paulo, Recife e Florianópolis como cidades “Gay Friendly”, durante a 32ª Convenção Anual da International Gay and Lesbian Tourism Association (IGLTA), em Los Angeles (EUA).

“A associação congrega parte das maiores empresas especializadas neste segmento em todo o mundo. Além disso, se envolve em causas sociais, como a defesa dos direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis); viagens de turismo, informando, denunciando e auxiliando o viajante a planejar seu passeio”, declarou o presidente da Embratur, Vicente Neto, publicado em nota no site do Instituto.

Este será o primeiro ano, desde 2012 – ano em que o país sediou o evento pela primeira vez -, que o Brasil terá a maior participação institucional na IGLTA. A intenção, também, é realizar a promoção de Recife como sede da IGLTA 2019.

Brasil, destino LGBT

O Brasil é um dos países da América do Sul mais procurados pelo público LGBTs, por oferecer opções de cultura, lazer, entretenimento e aquisição de artigos de luxo. Segundo a Embratur, são realizada 180 “Paradas LGBT’s” por ano – a de São Paulo é a mais famosa.

Conforme um perfil traçado pela Embratur, o turista LGBT realiza, em média, quatro viagens ao ano durante o período de baixa temporada, investindo seus gastos em artigos como os encontrados no Brasil. A permanência no local visitado é o dobro dos demais e cerca de 87% utilizam agências de viagens – segundo o Departamento de Estado dos EUA.