Publicado em 29 de maio de 2012 às 16:26

Linha da CPTM para o Aeroporto de Guarulhos deve ser concluída antes da Copa

Nesta segunda-feira, 28 de Maio, Mario Bandeira, Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, disse ao governador Geraldo Alckmin, que será um grande desafio colocar em funcionamento antes da Copa do Mundo de 2014, a Linha 13 – Jade da companhia, que irá do aeroporto de Guarulhos até a linha 12 – Safira.

De acordo com o Presidente da CPTM, algumas etapas já foram vencidas e isso é um agente positivo. Mesmo com alguns obstáculos e algumas fases a serem avançadas, como a passagem sobre as marginais e a travessia ao parque do Tietê, espera-se que até o final de 2013, essa obra esteja concluída.

Com o lançamento do edital previsto para dezembro deste ano, a expectativa é que a ordem de serviço seja liberada em até 3 meses. Com isso haverá apenas 15 meses para o a conclusão da obra e entre as medidas que poderão ser tomadas para que o trem chegue até Cumbica antes do Mundial, está o adiamento da construção da Estação Cecap, que ficaria antes do aeroporto.

De acordo com Jurandir Fernandes, Secretário dos Transportes Metropolitanos, a linha deverá chegar até Cumbica em Junho de 2014 e estima-se que 120 mil pessoas deverão ser transportadas por dia na Linha 13, que custará R$ 1,2 bilhão.