Publicado em 12 de novembro de 2012 às 13:24

Faltam opções de transporte para aeroporto de Guarulhos

Para chegar até o Aeroporto Internacional de Guarulhos leva tempo e dinheiro, já que as únicas opções existentes atualmente são táxis, ônibus executivos e coletivos particulares.

Há anos que o governo do Estado promete uma ligação mais econômica entre a região central da cidade de São Paulo e o aeroporto, que ficam cerca de 30 quilômetros de distância.

O projeto mais recente é o da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que visa construir uma linha férrea com cerca de 11,5 quilômetros de extensão, ligando a Estação Engenheiro Goulart na zona leste paulista até o terminal aeroviário.

A obra deve começar em fevereiro do ano que vem, com o custo aproximado de R$ 1,2 bilhão, e com previsão de término para 18 ou 24 meses, impossibilitando sua conclusão até a Copa do Mundo, já que ainda há detalhes da licitação que precisam ser discutidos.

O aeroporto, que é o maior da América Latina, recebe cerca de 30 milhões de pessoas por ano, sendo que a população permanente do aeroporto (basicamente composta por funcionários) atualmente é de 30 mil, podendo chegar a 50 mil quando as obras da construção de um novo terminal forem concluídas.

A população fluente (passageiros e acompanhantes) é de 300 mil pessoas diariamente.

Da redação, com informações Valor.com