Publicado em 13 de agosto de 2013 às 16:41

Aeromóvel já está operando no Aeroporto de Porto Alegre

O Aeromóvel já está em operação assistida no Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Inaugurado no último sábado (10/8) pela presidenta Dilma Rousseff, o meio de transporte liga o terminal de passageiros 1 à Estação Aeroporto do metrô da capital gaúcha.

A operação assistida tem duração prevista de até 90 dias. Nesse período, o veículo opera de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Quando for iniciada a operação plena do sistema de transporte, será cobrada passagem de R$ 1,70 dos usuários. Essa tarifa dará direito também ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto poderá utilizar o Aeromóvel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados, contando com tecnologia 100% brasileira. A novidade, que recebeu investimentos de R$ 37,8 milhões, facilitará o acesso entre o aeroporto gaúcho e a estação de trem, um percurso de 814 metros que era anteriormente percorrido a pé. Com o equipamento, o trajeto pode ser percorrido em dois minutos.

No momento, o transporte tem capacidade para transportar 150 passageiros por viagem. Um segundo veículo, com capacidade para 300 passageiros, tem entrega prevista ainda para 2013, segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). A estimativa é que 7,7 mil passageiros utilizem diariamente o Aeromóvel.

A instalação do sistema de transporte contou com a participação da Infraero, firmada através de Termo de Cooperação. À empresa, coube autorizar o uso de áreas pelo equipamento dentro do aeroporto, assim como participar das análises e aprovação dos projetos de implantação e operação do serviço de transporte na área do terminal de passageiros.

O superintendente da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, destacou a importância do Aeromóvel. “Com o veículo, os usuários do aeroporto terão maior comodidade e conforto no seu deslocamento. Se trata de um notável investimento em mobilidade urbana na capital e um momento histórico para o Brasil”, disse.

Assessoria de Imprensa – Infraero