Publicado em 6 de março de 2013 às 17:10

Aeroporto de Guarulhos prepara-se para ser referência global

Inaugurado em janeiro de 1985, o Aeroporto Governador André Franco Montoro está instalado no município de Guarulhos, na Grande São Paulo (SP). Exatamente por causa dessa localização passou a ser mais conhecido por Aeroporto Internacional de Guarulhos. Desde junho do ano passado, quando o Consórcio Grupar assinou o contrato de concessão para administrar o principal aeroporto do Brasil por 20 anos, está em curso uma nova atualização de identidade. A marca do empreendimento passa a ser GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo.

Composta por Grupo Invepar, ACSA (Airports Company South África) e Infraero, a concessionária tem planos ambiciosos para o GRU. Entre as metas, os administradores pretendem fazer do aeroporto uma referência na América Latina e ainda colocá-lo entre os principais do mundo. Para que isso aconteça, é primordial que sejam realizadas diversas melhorias. Este é o plano. Atualmente, o GRU tem capacidade para atender 35 milhões de passageiros por ano com três terminais. Com a construção de um novo terminal, esse volume pode passar para 47 milhões de usuários/ano.

Para se ter ideia da expansão do GRU, além de atender 12 milhões de pessoas por ano, o novo terminal ainda contará com um hotel de 50 quartos. O objetivo é abrigar passageiros em conexão que terão de aguardar seu voo de um dia para o outro. Outras melhorias já previstas: terminal de ônibus; esteira de locomoção entre os terminais TPS1, TPS2 e TPS3; shopping center com lojas de grifes nacionais, internacionais e restaurantes; sistema automatizado que permite fazer o check-in e despachar bagagem sem ir ao balcão; recuperação e expansão das pistas e de sistemas de segurança; além da ampliação das vias de acesso a Guarulhos, a exemplo da chegada do Rodoanel e da linha 13 Jade da CPTM.

Se a movimentação é crescente por conta de diversos segmentos econômicos, que atraem profissionais e executivos de vários lugares do país e do mundo, e do aquecimento na área de turismo, há também grande expectativa devido aos eventos esportivos internacionais que já começam este ano, com a Copa das Confederações da FIFA. Em 2014, acontece a Copa do Mundo da FIFA e, em 2016, é a vez dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O impacto de toda esta evolução em andamento também chega ao mercado de imóveis em Guarulhos. Há algum tempo, o município vem atraindo até moradores da capital paulista interessados em trocar de endereço. A proximidade com as vias de saída da cidade, como as rodovias Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias, além de valores um pouco menores – se comparados aos imóveis em São Paulo – SP –, tornaram a região bastante atrativa. Toda a modernização pela qual passará o GRU Airport valoriza a imagem de Guarulhos, o que influencia positivamente as atividades econômicas da cidade.