Publicado em 4 de agosto de 2014 às 14:52

Governo Nigeriano realiza triagens de ebola nos aeroportos

A Agência de Aviação Civil da Nigéria anunciou que já começaram a ser feitas triagens nos aeroportos do país. A triagem consiste em submeter os passageiros a um equipamento de mão que mede a temperatura corporal deles e, se ela for muito elevada, o passageiro é encaminhado a um exame de sangue. A medida, que já está sendo utilizada em outros aeroportos do mundo, busca conter o surto de ebola que se alastrou por alguns países da África.

Além disso, o governo nigeriano suspendeu temporariamente a companhia aérea Asky, e afirmou que liberará os voos da empresa assim que ela conseguir garantir que não transportará mais passageiros contaminados. A decisão ocorreu após o passageiro Patrick Sawyer morrer de ebola em Lagos, capital do país, alguns dias depois de viajar pela companhia. Um possível surto de ebola no local é preocupante já que a cidade tem mais de 21 milhões de habitantes e um dos piores sistemas de saneamento do continente.

Apesar das resoluções nigerianas, a OMS não recomendou fechamento de fronteiras ou restrições de viagem devido ao surto da doença.