Publicado em 14 de abril de 2016 às 15:58

Europa exigirá visto de americanos e canadenses

Segundo a Comissão Europeia, a decisão seria uma reação à obrigatoriedade de visto de entrada nos EUA para cidadãos de países europeus

Os cidadãos americanos e canadenses, que até agora não precisavam de visto para ingressar em países da União Europeia, terão que apresentar permissão para entrar na Europa.

A Comissão Europeia, propôs, na última terça-feira (12), a suspensão da isenção de visto para as duas nacionalidades que ingressam no espaço Schengen.

Como os Estados Unidos exigem vistos de cidadãos da Bulgária, Croácia, Chipre, Polônia e Romênia, a comissão se sentiu obrigada a também impor um regime aos cidadãos norte-americanos que entram no continente europeu. Assim como os EUA, o Canadá também exige visto para pessoas de alguns países da UE.

De acordo com as informações da comissão, o objetivo é o estabelecimento da isenção de visto recíproca e total para todos os países-membros da UE. No entanto, ainda não se sabe quando a nova regra entrará em vigor.

A norma surgiu em um momento em que as fronteiras europeias passam por um momento conturbado. “Os Estados Unidos e no Canadá são dois dos nossos mercados mais importantes e também os mais antigos. Em um momento de dificuldade para a indústria do turismo na Europa, isso não terá resultados favoráveis”, afirmou o CEO da Associação Europeia de Turismo, Tom Jenkins.

O presidente da agremiação, Mario Bodini, reforçou esta visão: “Há de haver reciprocidade nos controles de visto, mas não quando estão envolvidos 15 bilhões de euros em negócios e 600 mil empregos. Sem contar que a reciprocidade é o item mais ignorado no que diz respeito ao visto: os europeus têm mais liberdade para viajar pelo mundo do que os visitantes que chegam ao continente.”