Publicado em 2 de julho de 2015 às 16:48

Brasil terá entrada rápida para os EUA

Após reunião entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama na Casa Branca nesta terça-feira (30), foi confirmada a entrada do Brasil no Programa Entrada Global (Global Entry) que facilitará a entrada de viajantes brasileiros frequentes nos Estados Unidos.

O visto americana ainda será necessário, porém quem ingressar no programa não precisará entrar nas filas de imigração, só precisará passar o passaporte em um leitor eletrônico ao desembarcar. A medida é somente para viajantes frequentes, turistas eventuais não entrar no programa.

O custo de adesão é de US$100 por cinco anos. É necessário fazer um cadastro antecipado que será pré-aprovado somente para pessoas consideradas de baixo risco pelas autoridades americanas. Se a pessoa for condenada por qualquer tipo de crime ou infrinja regras de imigração de qualquer país, ela é automaticamente excluída do programa. A imigração também pode parar um filiado ao Global Entry se julgar necessário.

Está previsto que o ingresso do Brasil no sistema se concretize até a primeira metade de 2016. Até o agora, o Global Entry era somente para cidadãos dos EUA, Países Baixos, Coreia do Sul, Alemanha, México e Canadá (pelo programa canadense Nexus).